Adis Abeba – A Organização das Nações Unidas mostra-se disponível a colaborar com o Estado angolano durante o exercício do seu mandato no Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) no período 2024-2026.
A disponibilidade foi manifestada pela Assistente para os Assuntos Africanos do Secretário-Geral das Nações Unidas, Martha Ama Akyaa Pobee, ao Representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA), embaixador Miguel César Bembe, na última terça-feira, em Accra, Ghana,
No encontro, realizado à margem do segundo Fórum de Reflexão da União Africana sobre as Mudanças Inconstitucionais de Governos em África, encerrado no mesmo dia, os dois interlocutores abordaram questões atinentes à promoção da paz e segurança em África, refere uma nota de imprensa da Representação Permanente de Angola junto da UA.
Ambos analisaram os esforços de Angola para a pacificação do continente, com destaque para a Região dos Grandes Lagos, tendo Martha Pobee enaltecido o papel desempenhado pelo Presidente angolano, João Lourenço, na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação, em prol da estabilidade e segurança na região leste da República Democrática do Congo.
A nota acrescenta que Miguel César Bembe e Marta Pobee perspectivaram ainda os desafios e oportunidades para a implementação da Resolução 2719, de 2023, relativa ao financiamento das operações de apoio à paz da União Africana, adoptada pela sessão 9518 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. ADR