Luanda - A delegação de mulheres africanas de prestígio, enalteceu, esta sexta-feira, em Luanda, os esforços do Presidente João Lourenço, para a conquista da paz, estabilidade e segurança na Região dos Grandes Lagos.
A comitiva, que se encontra em Luanda a participar no Fórum de Alto Nível de Mulheres da Região dos Grandes Lagos, foi recebida em audiência pelo Chefe de Estado angolano, a quem agradeceram também pelo seu papel em prol da defesa dos direitos do género feminino.
No final do encontro, em declarações à imprensa, em nome das demais, a ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, afirmou que os esforços do estadista angolano visam combater as tensões existentes a nível de vários países da região e do resto do continente africano.
“O seu empenho visa promover a paz e as mulheres para pôr cobro ao sofrimento a que estão sujeitas, bem como as crianças a nível de África”, realçou.
No Palácio Presidencial, para além de Ellen Johnson, estiveram presentes na audiência, as antigas presidente da Etiópia, Sahle Zewde, da República Centro Africana, Catherine Samba-Panza, a enviada especial da Comissão da União Africana para as Mulheres, Paz e Segurança, Bineta Diogo.
Igualmente marcaram presença Bintou Keita, representante especial do secretaria geral na República Democrática do Congo, Nkosozana Dlamini Zuma, ex-presidente da Comissão da União Africana, entre outras.
O Fórum é uma plataforma que reúne mulheres líderes da Região dos Grandes Lagos e tem como objectivo promover a paz, a segurança e o desenvolvimento económico sustentável, focada na igualdade de género e no empoderamento das mulheres.
Foi criado para apoiar a implementação de políticas e acordos regionais e internacionais voltados à paz e ao desenvolvimento sustentável.
O encontro, cuja sessão de abertura foi presidida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, termina sábado.
Participam no mesmo académicos, diplomatas, políticos, membros de organizações internacionais e da sociedade civil.AFL/ART