Luanda – A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, participou esta segunda-feira, na reunião virtual da Rede das Mulheres Africanas Peritas em Prevenção e Mediação de Conflitos (FEMWISE-Africa) que serviu para avaliar o trabalho desenvolvido na mediação e resolução de conflitos no continente.
A rede visa garantir a inclusão das mulheres nos processos de paz em África, em conformidade com a Agenda 2063 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
De acordo com Carolina Cerqueira, que participou na condição de membro da rede, a reunião serviu para analisar as actividades desenvolvidas em relação a educação para paz, meninas nas comunidades e cidadania.
Do mesmo modo, disse avaliou-se o envolvimento de Angola nos processos de mediação de resolução de conflitos através da potencialização com formação especializada, sobretudo em jovens estudantes.
Em declarações à imprensa, Carolina Cerqueira chamou a atenção em relação ao conflito armado no leste da RDC, onde, segundo informações obtidas, assisti-se uma tragédia que afecta mais de 10 milhões de pessoas.
Salientou que Angola está engajada tanto a nível de diplomacia parlamentar, como através da acção e mediação do Presidente João Lourenço, que tem advertido o mundo sobre os afeitos nefastos desta situação em relação á paz e segurança na região dos grandes lagos.
Por outro lado, deu a conhecer que Angola é a única representante dos países de língua oficial portuguesa ao encontro mulheres.
FemWise-Africa foi criada em 2017 por decisão da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA, como mecanismo subsidiário do Painel dos Sábios, com o objectivo de promover e reforçar a participação significativa das mulheres nos processos de prevenção e mediação de conflitos em África.
A mesma congrega 462 mulheres africanas de 50 países de todo o continente que operam a nível continental com filiação individual. MGM/VIC