Luena - O governador do Moxico, Ernesto Muangala, reiterou, esta quinta-feira, no Luena, o compromisso do Executivo angolano de construir as vias rodoviárias Luena/Lumbala-Nguimbo/Cazombo até a fronteira com a Zâmbia para se alavancar a economia com o país vizinho.
Citou a construção da estrada Luena/Leua/Cameia/Luacano até ao Luau, município fronteiriço, na parte angolana, do Corredor do Lobito, e daí ligar ao Cazombo, cujas consignações já foram feitas “e muito brevemente as obras vão começar”.
O governador do Moxico deixou essas garantias aos mais de 154 empresários zambianos e angolanos, ao proceder a abertura oficial do Primeiro Fórum de Negócios Angola/Zâmbia, iniciado quarta-feira no Luena.
“É neste sentido que aproveito o ensejo, a partir do fórum, para convidar os empresários a visitar e avaliar as oportunidades de investimento in situ, com realce às visitas de trabalho de campo e a feira amostra”, disse.
Conforme adiantou Muangala, com as facilidades em curso, a expectativa é que os empresários estabeleçam as parcerias necessárias e inovadoras, que alavanquem as relações económicas, que aumentem o comércio e o investimento nos segmentos de cooperação identificados para o desenvolvimento económico e social da população.
O governante reconheceu haver ainda muito por realizar para que as trocas comerciais e nível de investimento nos dois sentidos sejam efetivas.
Anunciou que, após o Fórum, serão firmados acordos de cooperação e geminação das cidades para os vetores econômicos para exploração de oportunidades e investimento, no comércio de bens e mercadorias, na agricultura e em infraestruturas.
No capítulo social do futuro acordo, destacou as prováveis facilidades da mobilidade de pessoas, para os segmentos da educação, saúde, turismo e intercâmbio cultural. YD