MPLA ressalta aposta na formação da juventude

     Política              
  • Bié • Sábado, 18 Maio de 2024 | 19h51
Secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo
Secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo
Nelson Malamba-ANGOP

Cuito – O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, ressaltou hoje, sábado, na cidade do Cuito, província do Bié, a necessidade da aposta na formação académica da juventude, para responder ao desafio de promover o desenvolvimento socioeconómico do país.

Paulo Pombolo falava durante um encontro que manteve, na Universidade Internacional do Cuanza, com líderes de associações desportivas e sociais, bem como estudantes das cinco instituições de ensino superior que operam na província, das quais duas públicas e três privadas.

O referido encontro, realizado no prosseguimento da sua agenda de trabalho de quatro dias nesta região do centro do país, iniciada na passada quinta-feira, insere-se no programa Mais Angola, Mais Cidadania, levado a cabo pelo Gabinete de Cidadania e Sociedade Civil do MPLA.

Na ocasião, Paulo Pombolo referiu que, depois de Angola ter conquistado  a paz, tem como grande desafio o seu desenvolvimento socioeconómico, só possível com um investimento sério na formação académica da juventude, a todos os níveis, para que tenha as competências necessárias para a reconstrução e o desenvolvimento nacional.

Neste particular, o responsável partidário mostrou-se satisfeito com a realidade do ensino superior no Bié, realçando ter tudo para oferecer capital humano que se precisa para o desenvolvimento de Angola.

“Em termos de formação de quadros de nível superior, pensamos que o Bié está no bom caminho e auguramos que essa experiência se estenda para outras regiões do país”, realçou.

No final do encontro, Paulo Pombolo entregou, no quadro do Programa Mais Cidadania, Mais Angola, um computador de mesa a cada uma das associações de estudantes das cinco instituições de ensino superior da província, com objectivo de contribuir na criação de condições para o seu melhor funcionamento.

Desafios do sector na província

Por sua vez, o governador do Bié, Pereira Alfredo, apontou como desafio das autoridades locais para o sector a transformação da região num verdadeiro centro académico  e de investigação científica do país.

Anotou, igualmente, a abertura, num futuro breve, de mais cursos de pós-graduação nos mais variados níveis de áreas de conhecimentos, para aumentar a oferta formativa diferenciada e fortalecer a cadeia de ensino na província.

Actualmente, a região conta apenas com um curso desta especialidade, a ser ministrado, a partir do próximo dia 28, pela Escola Superior Pedagógica do Bié, vocacionado ao fortalecimento das competências pedagógicas dos professores do ensino superior e geral.

Esta realidade, segundo o governante, tem condicionado a população académica local a dar seguimento da sua formação, uma vez que maiores oportunidades são encontradas noutras províncias, cujos custos são agravados pelas deslocações.

Por esta razão, prosseguiu, impõe-se a abertura destes cursos na província, de modo a mitigar as dificuldades da comunidade estudantil, composta por alunos vindos das 18 províncias de Angola e de outros países.

Lembrou ainda aos presentes sobre os ganhos registados no sector desde o alcance da paz, ao possuir, actualmente, uma população estudantil estimada em mais de 14 mil, contra os mais de 2500, e mais de duas dezenas de cursos ministrados, ao passo que no passado eram apenas cinco.

Paulo Pombolo chefia uma delegação composta por membros do Bureau Político e do Comité Central do MPLA, que trabalharam, sexta-feira, nos municípios do Cuito, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Chinguar e Nharea, com o objectivo de se inteirar da situação sociopolítica e organizacional do partido.

Nestes municípios, a comitiva visitou os comités de acção e os projectos sociais a serem construídos no âmbito dos programas públicos assim como entregou kits profissionais às cooperativas dos ex-militares.

Hoje, terceiro dia de trabalho, orientou um acto político de massas nos municípios do Cuito e Chinguar.

Domingo, último dia, está reservado um culto de acção de graças na Catedral da Paz da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA).VKY/PLB



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+