Cuango - A secretária provincial do MPLA na Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, disse este sábado, que o seu partido, enquanto Governo, vai continuar a desenvolver acções que visam dinamizar a diversificação da economia, com vista o desenvolvimento sustentável e harmonioso do país.
A responsável reiterou este compromisso durante o acto de apresentação e divulgação da agenda política do MPLA para o ano em curso, na vila de Cafunfu, município do Cuango, sublinhando que diplomacia económica que o Executivo tem estado a desenvolver desde 2017, têm estado a atrair investidores estrangeiros para o país, um factor determinante para a diversificação económica que se pretende.
Segundo Deolinda Vilarinho, nos dias de hoje, é reservada ao partido, uma missão mais desafiante pela procura de melhores vias que levam ao crescimento e desenvolvimento da económico, com acções que devem impactar positivamente a economia dos cidadãos e das famílias angolanas.
Na província da Lunda Norte, por exemplo, a responsável disse que o governo já tem identificados os problemas na sua plenitude, daí que a acção estará focada na sua revolução de forma concreta, urgente e dinâmica, dando prioridades às vias de comunicação (estradas), aumento da produção e distribuição de energia eléctrica e água potável.
Acrescentou que o governo da Lunda Norte trabalha na atração de investidores capazes de contribuírem no relançamento da actividade agro-pecuária e no crescimento da indústria transformadora, particularmente no sector mineiro.
Divisão Político-Administrativa
Por outro lado, reiterou que o executivo angolano está a trabalhar na criação de condições para a efectivação da nova divisão político-administrativa que elevará todas as comunas a categoria de município, para conformar o crescimento demográfico e combater as assimetrias.
Disse ser objectivo do Executivo, promover o desenvolvimento harmonioso e garantir a qualidade da prestação de serviços essenciais à população.
Ao concretizar-se em 2024, prosseguiu, a província da Lunda Norte deverá contar com mais 19 novos municípios que somando aos dez , poderá ter 29, o que de certa forma, contribuirá significativamente no desenvolvimento harmonioso da região.
Apelo aos jovens
Deolinda Vilarinho, apelou aos jovens da Lunda Norte no sentido de absterem-se de práticas que colocam em causa a paz social, evitando participar em actos de vandalização dos bens públicos e arruaças.
Realçou que os jovens devem estar comprometidos com o desenvolvimento social do país, com a preservação da paz social, da unidade e reconciliação nacional, convivendo na diversidade.
Incentivou os jovens a apostar na superação académica, para que possam estar cada vez mais preparados para os desafios do presente e do futuro.
São eixos estratégicos do MPLA para o ano político de 2023 “promover e assegurar uma governação de qualidade, com ênfase para o controlo da execução da despesa pública”, “estimular e acompanhar a implementação de acções de carácter económico e social, de pequeno vulto, mas com impacto directo na melhoria da vida da população”.
A agenda prevê “estabelecer e promover políticas que estimulem o sentimento angolano, junto das comunidades angolanas no estrangeiro”.
Fazem ainda parte do documento a promoção da unidade de acção com respeito pela diversidade de pensamento”, “Resgatar o sentido de amor ao MPLA e de compromisso”, “Aprofundar a democracia interna no partido e nas organizações sociais, acentuando o cumprimento dos Estatutos e Regulamentos e o acatamento das decisões tomadas regularmente pelos órgãos e organismos competentes”.
"Melhorar os métodos de trabalho e de mobilização e ocupação dos jovens e mulheres”, “aproximar mais a governação do partido e sua inserção na sociedade”, assim como “Trabalhar mais e comunicar melhor” constam entre os eixos. JVL/HD