Luanda- A reunião do Presidente do MPLA, João Lourenço, com os primeiros secretários dos Comités de Acção do Partido (CAP) recomendou, esta segunda-feira, em Luanda, o reforço dos mecanismos de divulgação das principais realizações do Executivo.
A orientação consta do comunicado final do encontro, no qual participaram mil e 700 primeiros secretários dos CAP, em representação dos 60 mil comités espalhados pelo país.
Os participantes recomendaram o Executivo a continuar a trabalhar para a redução dos preços dos principais produtos da cesta básica através da extensão dos programas do sector agro-pecuário .
De igual modo, recomendaram a prosseguir com a implementação das obras do PIIM e do Programa de Investimentos Públicos e continuar o processo de construção e reabilitação de estradas principais e outras, bem como o trabalho para prevenção e estancamento das ravinas.
Defenderam ainda a melhoria do funcionamento dos serviços públicos, tornando-os mais acessíveis à população e mais humanizados.
Solicitaram a extensão do programa Kwenda para mais famílias carentes e garantir a sua articulação com os demais programas no âmbito do combate à fome e à pobreza.
Os participantes do encontro reafirmaram a sua disponibilidade e engajamento para que a vitalidade e a força do MPLA sejam regeneradoras da sociedade .
O encontro saudou as conclusões saídas na segunda reunião ordinária do Conselho da República, realizada a 21 de Agosto de 2024 , nas quais são traçadas as linhas estratégicas para o reforço da segurança alimentar combate à fome e à pobreza e o fomento do emprego .
Saudou o processo orgânico de preparação e realização do nono Congresso Ordinário da JMPLA, que terá lugar no mês de Novembro do ano em curso.
Vida interna do partido
Quanto à vida interna, os participantes recomendaram a rápida produção e emissão de cartões de militantes do MPLA, face aos inúmeros ingressos que se tem registado no seio das estruturas do partido e nas suas organizações sociais.
Traduzir os principais documentos orientadores do partido e das organizações sociais em línguas nacionais, consta ainda das recomendações .
Sugeriram ainda a criação do boletim de informação interno, para facilitar o conhecimento das acções desenvolvidas, bem como a circulação das decisões tomadas nos órgãos e organismos de direcção.
Os participantes solicitaram ainda a criação de escolas ou centro de formação do partido a nível das províncias, bem como continuar a realizar acções de formação político- ideológica.
Defendem o reforço dos grupos de acompanhamento aos comités de acção do partido, bem como a produção de material de propaganda do partido e para as organizações sociais do MPLA.
Os primeiros secretários dos CAP do MPLA recomendaram também a promoção de acções de solidariedade de carácter associativo e de voluntariado, envolvendo a participação dos militantes.
Objectivos
Entre os objectivos do evento, destaca-se o contínuo fortalecimento das estruturas do partido, visando torná-las mais modernas, dinâmicas e actuantes.
A intenção é melhorar a inserção do MPLA na sociedade e liderar as principais transformações políticas, económicas e sociais no país.
O encontro acentuou a necessidade dos militantes e suas estruturas de base prestarem maior atenção ao debate e à abordagem dos problemas comunitários, buscando soluções pragmáticas para cada comunidade.
Durante a reunião, decorrida sob o lema "Todos para as bases, todos para as comunidades", o líder do MPLA auscultou os participantes sobre as principais preocupações que enfrentam no dia-a-dia, no quadro dos trabalhos que realizam ao nível das bases. AFL/ART