Luena – O papel desempenhado pela JMPLA na salvaguarda da Independência Nacional, da Paz e na elevação da consciência política da juventude no país foi, esta sexta-feira, reconhecido pelo Comité Provincial do Moxico.
Numa nota de felicitação a que a ANGOP teve acesso, em alusão às celebrações dos 62 anos de fundação desta organização juvenil, o MPLA nesta província destaca que a JMPLA tem desenvolvido um relevante papel na promoção da cultura, da ciência e técnicas no país.
Nesta etapa de paz, da consolidação da democracia e desenvolvimento, lê-se na nota, a juventude é mais uma vez chamada a assumir o seu papel de vanguarda, e contribuir positivamente para a construção do país.
A JMPLA foi fundada a 23 de Novembro de 1962, em Leopoldo Ville (actual Kinshasa) actual República Democrática do Congo, com a denominação de Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola, no contexto de luta de libertação nacional.
As comemorações deste ano estão a ser marcadas com a realização do IX Congresso da organização, que vai eleger o novo líder da agremiação e direcção no dia 23 (sábado).
Durante o congresso vão ser debatidos e aprovados os relatórios das subcomissões de trabalho e outras questões internas da organização, com destaque para alteração do Estatuto Orgânico. TC/YD