Luanda - O Bureau Político do Comité Central do MPLA reafirmou, esta terça-feira, o compromisso permanente de continuar a exaltar a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Este posicionamento vem expresso numa declaração do MPLA por ocasião do 17 de Setembro, dia do Herói Nacional e Fundador da Nação, que hoje se assinala, e que marca também o 102 aniversário do nascimento de Agostinho Neto.
O documento refere que "com reverência, prestamos homenagem a este insigne filho de Angola, preservando os valores e qualidades extraordinárias que o elevaram ao destacado patamar que ocupa no contexto das nações".
O BP do MPLA apela ainda a todos os angolanos a celebrar a data com renovada esperança, visando as mudanças necessárias no actual quadro socio-económico do país e aspirando a concretização dos nobres ideais que orientaram a luta político-partidária, assente no legado de que "o mais importante é resolver os problemas do povo".
"Com este objectivo, o Bureau Político do MPLA defende o fortalecimento da capacidade produtiva da Nação, alinhado aos desígnios da diversificação económica, como forma de assegurar a construção sustentável de uma economia que promova o desenvolvimento pelo qual Angola tanto anseia e pelo qual trabalha com dedicação incansável", lê-se na declaração.
Acrescenta que, sob o lema "Com os ideais de Neto, construamos uma economia forte e dinâmica", o MPLA reafirma o valor perene e o lugar singular reservado ao Presidente António Agostinho Neto no processo de construção e consolidação de Angola como uma Nação soberana, livre, independente e senhora do seu destino, em sintonia com os mais elevados anseios do povo angolano.
O MPLA acredita que a manutenção de um diálogo profundo, permanente, aberto e inclusivo é condição fundamental para que o país atinja, o mais rápido possível, os objectivos traçados pelo Executivo e pelo seu líder, João Lourenço.
A propósito, exorta à união de esforços em torno das melhores soluções para o futuro de Angola. SC