Malanje- O primeiro secretário provincial do MPLA, Marcos Nhunga defendeu hoje, o envolvimento prático dos militantes nas acções de moralização da sociedade e de combate à vandalização de bens públicos, corrupção, nepotismo, bajulação e à outros males, levados a cabo pelo partido.
“Cada militante a seu nível, deve contribuir com práticas e atitudes, que visam a moralização da sociedade para que juntos possam combater a corrupção, impunidade, e outros fenómenos que afectam a sociedade e que podem comprometer o desenvolvimento de Malanje e do país”, frisou.
Falando no acto político alusivo ao 68º aniversário do MPLA, assinalado a 10 do corrente mês, referiu que os quadros e dirigentes do partido devem alinhar-se ao trabalho ideológico de educação e de formação, de modo a preparar-se para os desafios políticos, defendendo os ideais, princípios, valores, história e o seu programa de acção.
Por outro lado, reiterou que o partido tem vindo a trabalhar na resolução de muitos problemas da população, com a construção de escolas e unidades sanitárias, a par da execução de programas de fomento agrícola, água potável e de cuidados primários de saúde, acções que se prevê melhorar nos próximos tempos com a estabilidade financeira do país.
O acto político de massa foi antecedido de uma marcha de apoio incondicional ao líder do partido e decorreu sob o lema “MPLA, Servir o Povo e Fazer Angola Crescer”.
MPLA recomenda prossecução das acções governativas da província
No quadro das comemorações dos 68 anos do MPLA, a VII reunião ordinária do Comité Provincial, realizada sexta-feira (13), recomendou o redobrar de esforços para a prossecução das acções de governação, bem como políticas, tendentes a mobilização de militantes para o ingresso nas suas fileiras.
O engajamento da OMA nas campanhas de alfabetização das mulheres nas comunidades, consta das recomendações da sessão, que igualmente saudou as recentes visita do presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden à Angola, face aos acordos firmados com país e a conquista do 16º título do CAN da Selecção Nacional Feminina de Andebol, decorrido na República Democrática do Congo.
Na ocasião, o coordenador adjunto do grupo de acompanhamento do Bureau Político do MPLA à Malanje, Manuel Figueiredo Mateus, enalteceu os projectos de expansão da energia eléctrica em curso na província, de reabilitação de estradas e outros, tendo apelado as estruturas partidárias a dialogar com a juventude e a divulgar as acções governativas, para se evitar especulações.
Entretanto, exortou também para a união e coesão entre os militantes, para além da mudança de condutas pessoais que acometem o partido, com vista a manutenção da boa imagem e da confiança do cidadão, rumo a vitória eleitoral de 2027 e de permanência na condução dos destinos do país.
A reunião visou entre outros aspectos, analisar a vida interna do país e a situação sócio-económica e política da província.
O MPLA foi fundado a 10 de Dezembro de 1956. RM/NC