Talatona - O MPLA prevê, caso vença as eleições de 24 de Agosto, reduzir a taxa de desemprego, nos próximos cinco anos, na ordem dos 25 por cento.
O anúncio foi feito, esta quarta-feira, em Luanda, por Pedro Filipe, quadro sénior do MPLA que, no Governo actual, ocupa o cargo de secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Ao dissertar esta quarta-feira numa palestra sobre "O Programa de Empregabilidade na Redução da Taxa de Desemprego", no âmbito da 18ª edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU), o político reafirmou que o desafio do Executivo é reverter a taxa percentual de desemprego que se encontra acima dos 30 por cento.
De recordar que, o último relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que a taxa de desemprego, em Angola, é de 30,8 por cento, esclarecendo que, no primeiro trimestre de 2022, a população empregada aumentou 3% face ao quarto trimestre de 2021 e, consequentemente, a taxa de emprego aumentou 1,2 ponto percentual, face ao quarto trimestre de 2021.
De acordo com o INE, o número de desempregados, no período em referência, era de 4.995.991, o que representa uma redução de 6,6% quando comparado ao período homólogo do ano passado.
Pedro Felipe considerou galopante o número de desempregados, sendo que dos mais de 12 milhões de cidadãos que se encontram empregados, 80 por cento se reflecte nos mercados, na agricultura e na caça.
Lamentou o facto de, mais de cinco milhões de pessoas se encontrarem desempregadas, numa população activa de mais de 16 milhões de habitantes, número que se agravou devido à pandemia da Covid-19.
Na sua óptica, a taxa de emprego formal deve ocupar 80 por cento da fasquia da empregabilidade.
Com vista a mudar o quadro, revelou que 400 mil jovens poderão beneficiar de formação profissional, com cursos de qualidade, para a sua rápida inserção no mercado de trabalho.
Considera que o PMI e o PAPE reduziram a taxa de emprego no ramo da construção civil, com a distribuição de mais de 21 mil kits, permitindo que vários jovens pudessem, a partir do auto-emprego, sair da condição de desempregados.
O CANFEU, que se realiza em Luanda de 01 a 04 de Agosto, decorre sob o lema "Juventude Universitária, Unidos, Participemos nas eleições gerais".