Luanda - Uma delegação do MPLA, partido no poder em Angola, assiste, este sábado, em Dodoma, capital política da Tanzânia, ao Congresso Nacional Extraordinário do Chama Cha Mapinduzi (CCM), que governa o país.
Encabeçada pelo secretário do Bureau Político (BP) para as Relações Internacionais (RI), Manuel Augusto, a comitiva, que está desde sexta-feira em Dodoma, vai testemunhar a eleição de um novo vice-presidente do partido, que dará início ao processo de preparação para as próximas eleições presidenciais, previstas para Outubro do ano em curso.
O CCM deverá confirmar a candidatura da sua Líder, Samia Suluhu Hassan, que já é, de igual modo, a actual Presidente da República Unida da Tanzânia.
Samia Hassan é a única mulher Chefe de Estado em África e preside, neste momento, o Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC.
As relações entre o MPLA e o CCM datam do período da luta de libertação nacional, durante a qual o partido maioritário angolano instalou na Tanzânia uma das suas principais bases de apoio.MR