Menongue - O 2º secretário do MPLA no Cuando Cubango, João Yambo Miguel, solicitou hoje, quinta-feira, dos militantes um trabalho conjunto para actualização, dinamização e revitalização das suas estruturas de base no actual contexto político, social e económico do país.
O político fez essa solicitação quando intervinha no encontro com os membros da comunidade civil, sob lema “Dinamizar as estruturas do partido para melhor inserção do MPLA na Sociedade”, que aconteceu na sala de reuniões do comité provincial do Partido.
João Yambo Miguel disse que o encontro visou ouvir dos presentes a forma viável de trabalhar, agir e de organizar a actuação do MPLA no seio das comunidades, no sentido de corrigir o que está mal e melhorar o que está bem, para que o partido continue forte e sempre vencedor.
Louvou as inquietações apresentadas pelos presentes, sobre a necessidade de executar acções mais abrangentes no que diz respeito ao fornecimento de energia e água potável, atendimento humanizado nas unidades hospitalares, melhorias de vias de acesso, contínua expansão do programa Kwenda, o aumento de escolas e hospitais nas comunidades onde haja défice.
Constituíram preocupação dos membros da sociedade civil a realização de um concurso público no regime geral para a cobertura de quadros que irão funcionar na futura província do Cuando, em função da Divisão Político - Administrativa, prevista para 2025, entre outras que visam o desenvolvimento das duas províncias.
O 2º secretário assegurou que todas as preocupações apresentadas estarão presentes no VIII Congrego Extraordinária do MPLA, a realizar-se de 6 a 7 de Dezembro.
Reconheceu que a realidade política, económica, social e cultural está em constante mudança, o que requer do MPLA a adequação dos seus métodos, tendo em conta o actual contexto e realidade.
Afirmou que as acções de mobilização serão sucedidas com o reforço do trabalho de activismo político nas comunidades, constatar e viver os seus problemas e buscar soluções para um quadro diferente do actual.
Por isso, reiterou a necessidade da valorização das organizações de base para a melhor inserção do partido na sociedade, desde às congregações religiosas, não-governamentais, associações juvenis de mulheres, estudantes, académicos, fazedores de cultura e de opiniões, desportistas, empreendedores, entre outros.
O encontro procurou manter o contacto com os dirigentes, responsáveis, militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, da OMA e da JMPLA, filiados na sociedade civil.
Constou dos objectivos, entre outros, contribuir para a elevação do ambiente de consolidação e preservação da paz, do reforço da democracia e da cidadania participativa, promover um ambiente de interacção que permita identificar soluções, com vista a melhoria das acções de inclusão política, económica e social das comunidades. ALK/FF/PLB
|