Cuito - A primeira-secretária do MPLA no Bié, Celeste Adolfo, solicitou dos militantes a contínua lealdade ao partido, para manter a coesão interna e perspectivar os novos desafios.
Celeste Adolfo teceu estas declarações à imprensa, na segunda-feira, quando discursava na tradicional cerimónia de cumprimento de Ano Novo.
Disse ser necessário que todos possam cumprir fielmente as orientações do líder do partido, João Lourenço, de "todos às bases, todos às comunidades", afirmando que a entrega de cada militante, amigo e simpatizante do MPLA é fundamental para o crescimento quer qualitativo quer quantitativo desta força política.
Responsabilizou os comités municipais e comunais a dinamizarem todos os dias as bases no sentido de torná-las mais funcionais, por via das visitas permanentes e programas de ajuda e controlo.
Militantes afiguram-se mais comprometidos
Os militantes do MPLA na província do Bié, presentes na cerimónia, mostram-se mais comprometidos com o trabalho do partido para a vitória no próximo pleito, despertando assim sinais de lealdade aos ideais que norteiam o partido no poder.
Em declarações à ANGOP, no final da cerimónia, Paulino Jamba Essacalalo reafirmou o seu empenho em prol do partido, o que o obrigará a despertar sempre mais cedo para responder ao chamamento das actividades político-partidárias e não só.
Já o militante Gil Chindai frisou que a dinâmica que se prevê poderá reforçar o espírito de companheirismo dos militantes em busca da fraternidade, inter-ajuda bem como fortalecer o amor ao próximo.
Outro militante, Bivaldo Lopes, disse que poderá servir o MPLA em todos os sentidos, olhando pela nova Divisão Política Administrativa (DPA), como o barómetro de aproximação dos serviços básicos junto das populações.
Com a implementação da DPA, o jovem entende ser um desafio muito grande para este partido, que poderá contar com todos os seus militantes, no sentido de enraizar a história e percurso nessas circunscrições ora transformadas.
O secretário provincial da JMPLA no Bié, Aureliano Capusso, disse que a sua organização é a mais visada neste processo, pelo facto de ser a detentora da força juvenil do partido, assegurando a pré-disposição dos militantes em continuar a trabalhar para os próximos desafios.
Para isso, informou estar em curso programas de educação patriótica para a juventude, além de outras formações de capacitação e superação, por formas a que cada jovem filiado nesta organização tenha maior aceitação na sociedade.
Por sua vez, a secretária provincial da OMA no Bié, Maria Albertina Moura, referiu que as mulheres estão preparadas para todos os eventos em defesa do MPLA, afirmando existir já um programa de mobilização de mais senhoras a nível da província. LB/PLB