Ramiros - O primeiro secretário do MPLA em Luanda, Manuel Homem, reafirmou, neste sábado, a aposta do partido nos valores da paz e unidade nacional, tendo em vista a manutenção do Estado Democrático e de Direito no país.
O politico falava no final de uma passeata realizada neste sábado no município de Belas, em Luanda, em apoio ao Presidente da República, João Lourenço.
Na ocasião, o primeiro secretário do MPLA na capital angolana apelou os militantes a "serrarem fileiras em torno do seu líder" e a "manterem a serenidade".
Afirmou que "o quadro é de responsabilidade e do compromisso com a verdade e o povo", tendo adiantado que MPLA vai continuar a trabalhar para o bem-estar das populações.
Na base dessa acção do partido no poder em Angola está a pretensão da UNITA (oposição) apresentar ao Parlamento um "expediente" para responsabilizar o Presidente da República, alegando supostas violações da Constituição e interferências nos poderes legislativo e judicial.
Alegações que o MPLA discorda e considera "estratégia de tomada de poder fora do quadro político institucional e formal", "agenda subversiva" e "imaturidade política" para "criar o caos nas instituições do Estado".
No final da passeata Manuel Homem falou, igualmente, do plano de reorganização das estatuetas de base do MPLA e destacou as acções de formação política, ideológica dos militantes.
Organizada pelo Comité Provincial do MPLA na capital angolana, a passeata contou centenas de militantes e amigos daquela força política. JG/AL