Luanda – O Bureau Político do Comité Central do MPLA manifestou, esta segunda-feira, consternação pelo falecimento, domingo (20), de Dom Eugénio Cardeal Dal Corso, ocorrido na República da Itália, vítima de doença, aos 85 anos de idade.
Numa nota a que a ANGOP teve acesso, refere que foi com profundamente dor e consternação que o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento de Dom Eugénio Cardeal Dal Corso.
Dom Eugénio Dal Corso, nascido aos 16 de Maio de 1939, era, até a data da sua morte, o único Cardeal da igreja católica em Angola e Bispo Emérito de Benguela.
O Cardeal da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência chegou a Angola em 1986 para trabalhar como reitor no Seminário Diocesano do Uíge.
Em 1996 foi nomeado Bispo de Saurimo e, em 2008, Bispo de Benguela, condição na qual se jubilou como Bispo Emérito.
Dom Eugénio Dal Corso foi, desde a sua chegada ao país, professor de filosofia, tendo também exercido funções eclesiásticas de administração apostólica da diocese de Cabinda.
Jubilado e, numa clara demonstração de amor ao seu rebanho, Dom Eugénio Cardeal Dal Corso fixou residência em Cauindo, até o agravamento do seu estado de saúde.
Com uma folha de serviços digna de um missionário, Dom Eugénio Cardeal Dal Corso serviu a igreja católica angolana e os angolanos em geral com especial dedicação.
“O Bureau Político do Comité Central do MPLA, nesta ora de luto e dor, verga-se perante a sua memória e endereça a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, a família e a toda a igreja cristã os mais profundos e sentidos sentimentos de pesar”. SC