Luanda - O Bureau Político do Comité Central do MPLA manifestou, está segunda-feira, o seu pesar pela morte, aos 71 anos de idade, por doenças, do antigo vice-ministro da Educação, Artur da Silva Júlio.
Numa mensagem de condolências, o MPLA refere que foi com profundo sentimento de pesar que tomou conhecimento da morte de Artur da Silva Júlio, ocorrida domingo (1de Maio), na República da África do Sul.
Acrescenta ainda que Artur da Silva Júlio foi um militante engajado da primeira linha do MPLA, com assinalável folha de serviço em prol da pátria.
Na mensagem, destaca a sua entrega e abnegação, bem como o imaculado sentido patriótico.
Membro do Comité Central do MPLA, destacou-se no exercício de várias funções, com realce para as de vice-ministro da Educação, de director-geral do Instituto Superior de Educação do Lubango da Universidade Agostinho Neto e coordenador adjunto da Campanha Nacional de Alfabetização.
De igual modo, exerceu as funções de director do Centro de Documentação e Investigação Histórica do Comité Central do MPLA.
Artur da Silva Júlio foi o coordenador e co-redactor do Projecto de Redacçao da História de Libertação da África Austral – O caso de Angola, e coordenador do Grupo Técnico que elaborou o I e II volumes da História do MPLA, obra que reflecte também um inegável e profundo contributo para o conhecimento da história de Angola, nas suas mais diversas fases.
A carreira profissional de Artur da Silva Júlio, profundo conhecedor da História de Angola e do mundo, ficou também marcada pelo exercício da docência universitária, tendo sido responsável pela formação de várias gerações de quadros que asseguram o funcionamento de distintas instituições angolanas, e não só.
Este legado, acrescenta o MPLA, "será para sempre recordado com profunda gratificação".
O Bureau Político do MPLA considera que a morte de Artur da Silva Júlio constitui a perda de uma eminente personalidade política, de um intelectual angolano comprometido com a sua Pátria e, pelo infortúnio, inclina-se perante à memória do malogrado, endereçando à família enlutada as mais sentidas condolências.