Luanda - O Secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA lamentou, nesta sexta-feira, a morte do nacionalista Carlos Pestana Heineken "Katiana", ocorrido em París (França), a 12 do mês em curso, vítima de doença, aos 95 anos.
Em mensagem de condolências, o MPLA lembra que o general reformado das Forças Armadas Angolanas e médico de profissão, foi um destacado guerrilheiro angolano da Frente Leste.
O documento refere que pelo destacado empenho na luta de libertação nacional, Carlos Pestana Heineken atingiu o grau militar de general, bem como a nomeação para o cargo de vice-ministro da Defesa Nacional.
Carlos Pestana Heineken notabilizou-se também como membro fundador do Corpo Voluntário Angolano de Assistência aos Refugiados (CVAAR), instituição criada em 21 de Agosto de 1961, vocacionada ao apoio logístico à luta armada de libertação nacional em território de Angola e aos refugiados angolanos.
O malogrado também foi membro do Centro de Estudos Angolanos, instituição à qual aderiu em 1964.
Na mensagem, o Bureau Político do Comité Central do MPLA "curva-se perante a sua memória e endereça à família enlutada sentidas condolências".