Luanda – O Presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou terça-feira, em Luanda, que o seu partido vai homenagear 156 dirigentes que cessam funções no Comité Central, pelo contributo prestado ao país e à organização política.
Ao intervir na VII sessão extraordinária do Comité Central do partido, João Lourenço disse tratar-se de “camaradas de grande valor, sobretudo pelo que fizeram em prol do MPLA e do país, com uma vida muito sacrificada nas cadeias, nas matas e na clandestinidade".
Informou que, no âmbito do princípio da renovação na continuidade, "ficarão de fora 156 camaradas, alguns dos quais, que, durante décadas, foram os pilares do glorioso MPLA”.
De acordo com o comunicado final da reunião, o Comité Central aprovou uma resolução sobre o seu alargamento, passando de 497 para 693 membros, 35 % dos quais jovens, entre os 18 e os 35 anos.
A lista, a ser submetida ao VIII Congresso Ordinário, a decorrer quinta e sexta-feira, em Luanda, destaca a paridade do género, com 346 candidatos do sexo masculino e 347 do sexo feminino.
Segundo o mesmo documento, para o futuro Comité Central foram aprovados 340 candidatos pela lista da continuidade e 353 pela lista da renovação.