Luanda - O Presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, que serão feitos ajustamentos aos estatutos do partido durante o VIII Congresso Extraordinário, marcado para 16 e 17 de Dezembro.
João Lourenço falava na abertura da 7ª sessão ordinária do Comité Central do MPLA que, entre outros, vai ratificar os documentos a serem submetidos ao conclave.
Lembrou que na história do MPLA, para além de vários congressos ordinários realizados de cinco em cinco anos, o partido realizou, até à presente data, sete extraordinários, tendo em cinco deles, nomeadamente em Dezembro de 1980, Abril de 1991, Maio de 1992, Abril de 2011 e Junho de 2019, feito ajustamentos aos estatutos do partido.
"No congresso de Dezembro próximo será, portanto, a sexta vez que o partido fará ajustamentos aos seus estatutos num Congresso Extraordinário", aclarou.
Entre os documentos a serem submetidos, destaca-se o cronograma indicativo de acções para o congresso sob a tese “MPLA — da Independência aos Nossos Dias: O Desafio Futuro”.
JMPLA
O Presidente do MPLA felicitou, na ocasião, o novo primeiro-secretário nacional da JMPLA, Justino Capapinha, e os membros do Comité Nacional, por terem merecido a confiança dos delegados ao Congresso para dirigirem os destinos da organização juvenil do partido nos próximos cinco anos.
Segundo o também Presidente da República, o facto do primeiro secretário nacional da JMPLA ter assento no Secretariado do Bureau Político do MPLA, reflecte bem a importância que o MPLA dá a a organização juvenil e aos jovens angolanos no geral.
"Se por um lado estão de parabéns pela confiança depositada, por outro lado precisam de ter plena noção do peso da responsabilidade que recai sobre os seus ombros. Estamos certos de que a direcção saída deste nono congresso ordinário da JMPLA está a altura dos enormes desafios que a juventude angolana enfrenta", frisou.
João Lourenço enalteceu a atitude responsável do candidato derrotado (Adilson Hach) que reconheceu e felicitou o candidato eleito pelo congresso.
"Jovem que é, tem ainda muitas oportunidades pela frente para fazer o seu percurso tanto na própria JMPLA como no partido", disse o líder do MPLA.
Ao primeiro-secretário nacional cessante, João Lourenço endereçou uma palavra de apreço e reconhecimento do partido pelo empenho e dedicação demonstrados pela causa da juventude durante o tempo que esteve à frente da JMPLA.
O Comité Central (CC) do MPLA, reunido no Centro de Convenções de Belas, em Luanda, é composto por 693 membros, dos quais 101 são do seu Bureau Político. DC/VIC