Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

MPLA exorta o respeito pela soberania nacional

     Política              
  • Luanda • Quinta, 04 Fevereiro de 2021 | 11h16
Lema actual do MPLA
Lema actual do MPLA
Clemente dos Santos

Luanda - O partido MPLA exortou, nesta quinta-feira, os angolanos a repudiarem todas as acções que atentem contra a soberania nacional, a integridade territorial e a dinâmica de desenvolvimento económico, político, social e cultural que o país regista.

Numa declaração do seu Bureau Político, sobre o Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que se assinala hoje, o MPLA considera "a consolidação da paz e da democracia e o respeito pelas instituições legalmente constituídas", como imperativos nacionais.

No documento, a que a ANGOP teve acesso, aquele órgão do MPLA sublinha que o Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional decorre "numa conjuntura em que a unidade e harmonização nacional, a preservação da estabilidade política e social" apresentam-se também como imperativos nacionais.

O MPLA recorda o discurso do Presidente do Partido, João Lourenço, no encerramento das comemorações do 64º aniversário do MPLA, qundo enfatizou a necessidade de "contrapor à agenda política de subversão da ordem constitucional, gizada e a ser já executada pelo nosso adversário, com uma agenda política que fortaleça o patriotismo, o respeito ao primado da lei, o respeito pela diferença, que promova a tolerância política e a reconciliação nacional".

Na ocasião, salienta a declaração do MPLA, João Lourenço enfatizou que "teremos como únicas armas a palavra, a verdade e a honestidade, para mobilizar os angolanos em torno da nossa causa, a do desenvolvimento económico e social de Angola".

Relativamente ao 4 de Fevereiro de 1961, o MPLA enaltece o exemplo de coragem, bravura e determinação dos Heróis Nacionais, curvando-se perante a memória de todos quantos perderam a vida ou deram o melhor de si em prol de uma Angola livre e independente.

Considera o 4 de Fevereiro de 1961 uma viva expressão do sonho de liberdade do Povo Angolano, "amordaçado por cinco séculos de exploração e humilhação do jugo colonial português" e que foi, finalmente, realizado com a proclamação da Independência Nacional.

Na sua declaração, o MPLA reafirma que os ataques levados a cabo, na madrugada do 4 de Fevereiro de 1961, por destemidos nacionalistas e patriotas convictos contra a Cadeia de São Paulo, a Casa de Reclusão, o Quartel da Polícia de Segurança Pública e a Emissora Oficial de Angola (em Luanda), constituíram acontecimentos marcantes da história contemporânea de Angola.

Adianta que tais acontecimentos traduziram a vontade de auto-determinação dos angolanos, que se efectivou com o hastear da Bandeira Nacional no dia 11 de Novembro de 1975.

Neste contexto, refere o documento, o Bureau Político do MPLA exorta todos os angolanos a manifestarem o seu sentimento de reconhecimento e de orgulho patriótico aos Heróis da Liberdade que, num contexto de luta desigual, "iniciaram a caminhada triunfal que fez brotar uma Angola soberana, una e indivisível".

"Uma palavra de eterna gratidão para todas as heroínas que lutaram ao lado dos homens pela dignidade de todos os angolanos", lê-se na declaração.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, rende uma "honrosa homenagem a todos os valorosos combatentes da nossa gesta heróica", reiterando o compromisso de edificação de uma Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva.

Este ano, o Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional é comemorado sob o lema “4 de Fevereiro: preservar e honrar a memória dos Heróis da Pátria”.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+