Menongue – O segundo secretário provincial do MPLA no Cuando e Cubango, João Yambo Miguel, enalteceu hoje, em Menongue, o contributo que as mulheres desempenharam na luta de libertação de Angola.
Ao intervir no acto político das comemorações do 63º aniversário desta organização feminina do MPLA, celebrado esta sexta-feira (dia 10) sob o lema “Mulher Angolana, participação, inclusão e Desenvolvimento”, disse que as mulheres continuam a ser uma fonte de inspiração e motivo de orgulho para todos, uma vez que, com muita bravura e determinação, venceram a longa luta que levou o país à independência.
“Hoje conseguimos enxergar e saborear os ganhos da luta de libertação nacional, de defesa da pátria e integridade territorial, da paz alcançada em 2002 e do processo de construção e reconstrução do país, graças ao apoio aos guerrilheiros, onde as mulheres filiadas firmes e decididas participaram activamente nos combates contra as forças coloniais na altura”, realçou.
Lembrou as heroínas que deram o seu contributo, como a rainha NJinga Mbandi, Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paím e outras anónimas, que perderam as suas vidas na defesa do país.
Ao completar 63 anos de sua existência, as militantes da agremiação feminina do MPLA é chamada para redobrar esforços no seu trabalho de mobilizar, organizar e educar as mulheres e a manter sempre viva a trajectória histórica da organização, promovendo e valorizando a mulher, bem como enaltecer o importante papel que desempenha no seio das famílias e da sociedade em geral.
Por seu turno, a secretária provincial da OMA no Cuando e Cubango, Cecília Intcha, afirmou que a organização tem vindo a trabalhar afincadamente e a implementar políticas que visam acelerar a diversificação da economia e o crescimento da empregabilidade de jovens mulheres, para reduzir a pobreza no seio das famílias.
Apelou, na ocasião, às mulheres a aderirem a formação académica, visando a redução da taxa de analfabetismo no seio das comunidades, bem como aos cursos de formação técnico profissionais. LMZ/FF/PLB