Huambo - O segundo-secretário do MPLA na província do Huambo, Adérito Chimuco, defendeu, este sábado, mais engajamento da JMPLA na preservação da herança patrimonial pública, conquistada ao longo dos 50 anos de Independência Nacional.
O dirigente partidário falava na II sessão plenária ordinária da JMPLA que, aprovou as estratégias político-partidárias, para 2025, assim como as novas ordens de trabalho social, para o fortalecimento e crescimento das bases da organização juvenil.
Na ocasião, Adérito Chimuco orientou o total empenho dos militantes nos preparativos das efemérides históricas do partido do MPLA deste ano, numa altura em o país comemora 50 anos da conquista da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.
O político disse ser, igualmente, importante trabalhar nos preparativos do 63º aniversário da fundação da JMPLA e os 70 anos da fundação do MPLA, em 2026, pois com esta efeméride o partido tem obras a demonstrar perante a África e o mundo.
Lembrou que tal como a juventude se engajou pela luta de libertação nacional, é importante que continue a participar nas diferentes acções do voluntariado e vigilância, para salvaguardar os bens tangíveis e intangíveis de herança patrimonial, assim como todo processo de reconstrução nacional.
Adérito Chimuco disse ser frequente notar a construção de novas infra-estruturas, mas, também, a banalização e danificação desse património, uma situação que exige a intensificação das campanhas de sensibilização sobre os princípios patrióticos, éticos, culturais e morais.
Referiu ser fundamental elevar a cultura da denúncia de qualquer acto de vandalismo e juntar esforços de vigilância com as autoridades competentes, para o combate cerrado destas práticas.
Por outro lado, manifestou a multiplicação de esforços de mobilização da juventude da província do Huambo sem olhar pelas cores político-partidárias, para cerrar fileiras contra a vandalização dos bens públicos.
No final, o primeiro-secretário da JMPLA no Huambo, Evaristo Sapalo Firmino, prometeu maior desempenho dos militantes na consolidação dos programas de mobilização sobre o patriotismo, para prevenir actos de vandalismo nesta região.
De igual modo, enfatizou, a JMPLA estará engajada na mobilização de novos militantes e na organização permanente das estruturas de bases para o fortalecimento das fileiras.
Os trabalhos contaram a com presença da coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Secretariado Nacional da JMPLA à província do Huambo, Danila Bragança. LT/JSV/ALH