Ndalatando - O primeiro secretário do MPLA no Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, apontou hoje (sábado) a produção agrícola, sobretudo, familiar como um dos focos do partido para a melhoria da dieta alimentar das famílias.
Esta acção, afirmou, visa igualmente combater a desnutrição e manter a saúde física e mental dos cidadãos.
Segundo o dirigente, que falava no final da IX Conferência Extraordinária do Comité Municipal do MPLA no Cazengo (sede da província), que visou a eleição de Fernandino Leitão, no cargo de primeiro secretário do partido, em substituição de Malundo Catessamo.
João Diogo Gaspar indicou que o Executivo está preocupado com a situação económica das famílias, em decorrência da crise económica mundial.
Por este facto, gizou um vasto programa de apoio à economia real com cedência de créditos, aquisição de imputs e instrumentos agrícolas.
Além deste programa, o Governo tem estado a mitigar e encontrar soluções rápidas para poder resolver os problemas do dia-a-dia dos cidadãos.
Disse que orientou os primeiros secretários municipais, na qualidade de administradores municipais a desenvolver a acção social, sobretudo, nas questões prementes das famílias como produção agrícola, cuidados primários de saúde, educação, água, energia eléctrica e vias de acesso.
O MPLA, reforçou, tem um programa bem estruturado que visa criar condições sociais básicas para a população, nos mais variados domínios.
Entretanto, João Diogo Gaspar pediu aos primeiros secretários que trabalhem com as organizações de base e apelou para a unidade e coesão no partido, para que o MPLA se torne cada vez mais próspero, estruturado.
Apelou o apoio de todos os militantes aos novos dirigentes do partido para continuarem a resolver os problemas mais prementes da população e exercer suas funções com qualidade.
Foram eleitos, Fernandino Leitão, como primeiro secretário do MPLA no Cazengo, Maria de Lurdes Salgado (Lucala), Maria Mafuta (Samba Cajú), Sebastião Dambi (Ambaca), Manuel Gaspar (Ngonguembo), Vitória Braga(Bolongongo) e António Uatica (Cambambe).
Os membros eleitos foram nomeados recentemente aos cargos de administradores municipais. EFM/IMA/YD