Luanda - O Comité Central do MPLA aprovou, esta segunda-feira, a proposta de ajustamentos aos estatutos do partido, que será remetida ao VIII Congresso Extraordinário, agendado para os dias 16 e 17 de Dezembro.
Segundo o comunicado final saído da VII Sessão Ordinária deste órgão, orientada pelo Presidente do partido, João Lourenço, a reunião aprovou igualmente o Projecto da Tese "MPLA- da Independência aos nossos dias: Os Desafios do Futuro".
O evento, decorrido no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, aprovou e apreciou as propostas dos documentos do Congresso, nomeadamente do seu regulamento interno, dos órgãos internos do conclave e da presidência das comissões temáticas.
O Comité Central aprovou, de igual modo, o projecto anual de actividades e de eventos do partido para 2025, com o parecer da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria (CDEA).
Os participantes enalteceram os esforços do Presidente João Lourenço na promoção da agricultura familiar, que consideraram "elemento importante para a segurança alimentar e onde o papel da mulher tem sido preponderante".
Neste âmbito, a reunião saudou a Organização da Mulher Angolana (OMA) pela recente distinção, na África do Sul, do Programa Kudima, que visa incentivar a agricultura familiar e dar visibilidade do trabalho da mulher no meio rural.
No Comunicado Final, lido pelo secretário do Bureau Político para Informação e Propaganda, Esteves Hilário, o Comité Central reafirmou o seu total apoio ao Presidente João Lourenço "nos esforços que tem empreendido para a resolução dos problemas dos cidadãos, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento".
A reunião felicitou a JMPLA pelos 62 anos existência e pela eleição do novo Comité Nacional, liderado por Justino Capapinha, durante o seu IX Congresso, que decorreu em Luanda.
No capítulo internacional, os militantes enalteceram a intensa actividade diplomática levada a cabo pelo Presidente João Lourenço, sobretudo virada à promoção da paz e a prevalência do diálogo como a via privilegiada para a resolução de conflitos.
Por outro lado, o Comité Central exortou os militantes, simpatizantes e amigos do partido a participarem activamente nas celebrações do 10 de Dezembro, data da fundação do MPLA.
O Comité Central (CC) do MPLA é composto por 693 membros, dos quais 101 são do seu Bureau Político. DC/ART