Luena – A Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, prometeu hoje, no Luena, que o partido vai apresentar ao governo propostas de resolução dos problemas da população saídas do II Encontro Regional Leste, com destaque para a melhoria das vias de acesso, estancamento de ravinas e aumento de mais salas de aulas.
Ao discursar num acto de massas, bastante concorrido, que marcou o encerramento do II Encontro Interprovincial (Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte), Luísa Damião disse ter recebido várias propostas e destacou o investimento no campo da saúde, estímulo ao empreendedorismo e o auto-emprego, principalmente na camada juvenil.
Informou que, com a realização do II Encontro Interprovincial, a direcção do MPLA saiu mais fortalecida e esclarecida sobre a realidade política, económica e social do Leste do país e confiante na resolução dos principais problemas que afectam a região.
Noutra parte da sua intervenção, Luísa Damião enalteceu os principais acontecimentos históricos ocorridos na região, realçando o facto do povo da região Leste nunca abandonara o MPLA.
No capítulo político, Luísa Damião afirmou que o partido está mais fortalecido no Leste do país, com vontade de continuar a lutar para vencer todos os desafios eleitorais que se avizinham.
“O MPLA é uma máquina que tem a tradição de vencer todas as frentes”, enfatizou Luísa Damião, tendo apelado aos militantes a manter-se preparados para o actual contexto político do país.
Reprovou a tendência de “certas pessoas manipularem a opinião pública com ideias irrealistas e antipatriotas, com o intuito exclusivo de atingir o poder”.
Prometeu que o MPLA vai continuar a contrapor a agenda política de subversão da ordem Constitucional do adversário político, com uma agenda política que fortaleça o patriotismo, o respeito do primado da lei e pela diferença.
Na ocasião, destacou as reformas políticas, económicas e sociais que estão em curso no país, bem como o combate cerrado contra corrupção e o nepotismo, promovidas pelo líder do seu partido, João Lourenço.
Decidiu-se ainda, segundo disse, proceder à alteração da estrutura económica do país que era excessivamente dependente do petróleo e diversificar a economia por via do aumento da produção interna e dos serviços.
De igual modo, a responsável voltou a exortar à necessidade de se manter a estabilidade política do país, bem como a reconciliação nacional, para que Angola continue a estar no rumo de desenvolvimento.
Luísa Damião destacou, igualmente, que "o MPLA considera o Moxico uma praça política muito importante para a estratégia de resolução dos problemas de Angola e dos angolanos", assinalando ter sido nesta região onde "valorosos filhos da pátria", como os casos de Hoji-Ya-Henda, Américo Boavida - Ngola Kimbanda, perderam a vida, além de testemunar a assinatura do Memorando de Entendimento do Luena, em Março de 2002.
No encerramento da sua jornada de trabalho de três dias, na província do Moxico, a Vice-presidente do MPLA efectuou entrega de bens alimentares e vestuários no lar da terceira idade "Rainha Nhacatolo Tchissengo".
O segundo encontro regional do MPLA abordou a situação social e económica das províncias do Moxico, Lunda Norte e da Lunda Sul, bem como reformulou a estratégia de intervenção na sociedade, perspectivando as próximas eleições gerais, previstas para 2022.