Luena – Um fórum de cooperação regional e intercâmbio cultural entre as províncias do Moxico (Angola) e do Noroeste (Zâmbia) vai decorrer de 30 Outubro a 2 de Novembro, na cidade do Luena, no quadro do reforço das relações entre as duas regiões fronteiriças.
De acordo com o programa do fórum que a ANGOP teve hoje (segunda-feira) acesso, está prevista a apresentação de potencialidades de cada província, nos domínios económico, social e cultural.
Durante o encontro, serão realizados trabalhos por comissões de especialização, bem como a deslocação ao municipio do Luau, a 334 quilómetros da sede capital (Luena), onde a delegação da província zambiana, poderá efectuar uma visita ao Aeropórto “General Sapilinha Sambalanga”, Hospital Municipal.
Está igualmente prevista uma visita ao Instituto Técnico Agrário do Luau, bem como o posto fronteiriço com a região, na República Democrática do Congo (RDC).
O referido programa reserva ainda visitas ao projecto agrícola de Camaiangala, Hospital Geral do Moxico e central fotovoltaica, em construção na cidade do Luena.
A delegação zambiana será chefiada pelo ministro da província do Noroeste (equivalente à governador), Honorável Robert Lihepu.
Encontros do género tiveram inicio em Abril último, altura que o governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, deslocou-se à província Ocidental, na República da Zâmbia, para participar da 1ª sessão de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural “Moxico-Província Ocidental”.
Naquele encontro, realizado na cidade de Mongu, capital da província Ocidental, foram apresentados a realidade sócioeconómica do Moxico, as potencialidades e as áreas abertas ao investimento privado, além das facilidades legislativas económicas adotadas pelo Governo Angolano, nos últimos anos, que incentivam o investimento privado.
O Fórum debateu ainda a situação política, segurança, educação, saúde, comércio, economia, turismo, cultura, pecuária, pesca e agricultura.
Quase um mês depois, a cidade do Luena acolheu a 2ª sessão do referido encontro de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural, acolhendo uma delegação da província Ocidental da Zâmbia, encabeçada pelo seu ministro (governador), Kapelwa Mbangweta,
No inédito evento, resultante das orientações dos Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, os governantes assinaram vários acordos de cooperação que serão avaliados periodicamente por via desses encontros.
Destaque recai, por exemplo para o sector da saúde, na intenção de se estabelecer um sistema de comunicação e referenciação entre os sistemas de saúde do Moxico e da provincial Ocidental.
A província do Moxico, partilha 747 quilômetros de fronteira terrestre e fluvial com a República da Zâmbia. MT/TC/YD