Luena - Uma área de seis milhões metros quadrados de terra, correspondente a 17 campos, foi desminada em 2023, informou esta quarta-feira, no Luena, o representante local da Agência Nacional de Acção Contra às Minas (ANAM), Chile Chicanha.
Nas áreas desminadas foram removidas e destruídas quatro mil 659 engenhos explosivos (uxos), três mil 306 munições obsoletas de diversos calibres, 497 minas anti-tanque e 36 anti-pessoal.
Conforme o responsável, o trabalho abrangeu os municípios do Moxico (sede provincial), Léua, Camanongue e Luchazes, sendo que as acções incidiram, fundamentalmente, em espaços de implementação de projectos agrícolas e infra-estruturas sociais, como estradas e pontes.
Deste modo, continuou, os trabalhos permitiram a redução de 244 para 227 campos minados.
No período em análise, foram registados nove acidentes que resultaram em 25 vítimas, dos quais sete morreram e outras tiveram ferimentos, afectando, na sua maioria, crianças de dois aos 15 anos de idade.
Em comparação ao igual período anterior, houve um aumento de cinco casos de acidentes e quatro de morte.
Por outro lado, disse que a ANAM está preocupada com o elevado índice de recolha e venda de material ferroso, na província, por constituir perigo aos catadores (pessoas que seleccionam e vendem materiais recicláveis).
No país, as províncias Cuando-Cubango, Moxico, Cuanza-Sul e Bié apresentam o maior nível de expulsivos, referindo que constituem 75 % das áreas afectadas do país, cuja conclusão do processo deverá ocorrer em 2028, segundo a ANAM.
O processo de desminagem no Moxico conta com o Grupo Consultor de Minas (MAG), uma organização não-governamental internacional a operar em Angola desde 1994, do Centro Nacional de Desminagem (ex Instituto Nacional de Desminagem - INAD).
Conta igualmente com a Repartição de Engenharia e Infra-estrutura da Região Militar Leste e da Sétima Brigada de Desminagem da Casa Militar do Presidente da República.
A província, com 223 mil 23 quilómetros quadrados, foi palco de vários conflitos militares durante a guerra civil, que durou 27 anos. LTY/TC/YD