Lubango – O secretário de Estado da Juventude e do Emprego de Moçambique, Osvaldo Petersburgo, manifestou hoje, quinta-feira, no Lubango, o interesse no sistema de incubação do Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) do Lubango, para aprimorá-lo no seu país.
Ao falar no quadro da visita dos ministros do emprego e trabalho da SADC e parceiros sociais, ao local, o secretário de Estado ressaltou ter ficado “impressionado” com o processo de incubadoras de empresas do Centro, uma experiência que será aproveitada pelo seu país.
“Vimos no CLESE as incubadoras, um aspecto importante e é uma experiência que vamos colher de Angola, para continuar e aprimorar em Moçambique” reafirmou.
Declarou existirem semelhanças e há experiências a partilhar entre Angola e Moçambique, sobretudo no compromisso que o Governo angolano tem para entregar meios de trabalho aos jovens, ferramentas para eles começarem o seu primeiro emprego.
Felicitou Angola pelas medidas de empregabilidade que se assemelham naquilo que estão a fazer em Moçambique, com o programa “Meu kit, meu emprego”, que em Angola tem o nome de em Angola tem o nome de Plano de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE).
Por sua vez, o responsável do CLESE-Lubango, Dinis Cambulu, explicou que o centro tem 10 incubadoras, na qual o candidato passa por três fases no processo de incubação à pré-incubação, da incubação e à pós-incubação.
Desde a abertura, em 2011, até a data actual já tiveram mais de 80 empresas criadas a partir de 2013 e centenas de postos de trabalho.
A Secretária de Estado da Juventude e do Emprego de Moçambique, criada desde 2020, é um órgão independente, fora ministério, que implementa medidas activas de empregabilidade para os jovens, focando-se no empreendedorismo, aspectos como fundos de apoio às iniciativas juvenis, planos de negócios para jovens, a transição do sector informal para o formal entre outras. EM/MS