Luanda - O secretário de Estado para as Comunidades Angolanas no Exterior e Cooperação Internacional, Domingos Vieira Lopes, reafirmou, Sábado (23), em Roterdão, Países Baixos, o compromisso do Executivo angolano de fortalecer as competências dos agentes consulares e aprimorar o atendimento às cidadãos nacionais no estrangeiro.
Domingos Vieira Lopes falava durante a inauguração do primeiro Fórum da Diáspora Angolana nos Países Baixos.
Enfatizou que os Consulados têm a missão de proteger os interesses dos cidadãos nacionais, regularizar sua situação documental e assegurar a sua plena integração nos países de acolhimento, sempre alinhados aos princípios constitucionais e dos Estatutos do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
“A visão é tornar as nossas representações angolanas no exterior, em instituições com abrangência para participar do ideal de construção de comunidades angolanas mais coesas, mais activas, inclusivas e mais participativas no processo de desenvolvimento sustentável do país,” concluiu.
Sob a égide do Consulado-Geral de Angola em Roterdão, o Fórum promoveu vários debates sobre os temas mais candentes entre a diáspora angolana, tais como a integração social, empreendedorismo, intercâmbio e cooperação académica e preservação cultural, com o objetivo de fortalecer os laços entre Angola e sua diáspora.
Recomendou o fomento de programas de intercâmbio académico, apoio ao empreendedorismo, maior investimento da diáspora em Angola, o fortalecimento das associações da comunidade e maior preservação da identidade cultural, com o objectivo de fortalecer os laços entre Angola e sua diáspora.MR/DP