Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, esta terça-feira, um encontro de trabalho com os decanos dos embaixadores dos países das regiões África e América, visando a busca de mecanismos para a melhoria do seu trabalho no país.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, o encontro, realizado no edifício sede do ministério das Relações Exteriores, serviu para os representantes do Corpo Diplomático das referidas regiões apresentarem preocupações inerentes à vida administrativa e financeira das Missões Diplomáticas.
De acordo com os diplomatas, as inquietações têm a ver com as restrições impostas por alguns bancos na tramitação administrativa e financeira, que condicionam o normal funcionamento do expediente das Missões.
Por este motivo, solicitam a advocacia do ministério das Relações Exteriores para junto das entidades competentes, nomeadamente o ministério das Finanças e o Banco Nacional de Angola (BNA), no sentido de encontrarem uma solução que viabilize o processo entre as representações diplomáticas acreditadas no país e as instituições financeiras.
No encontro, participaram igualmente a secretária de Estado para a Administração, Finanças e Património do Mirex, Maria Auxiliadora Pascoal Ramiro, bem como responsáveis de distintas direcções e um representante do Banco Nacional de Angola (BNA).
As missões miplomáticas das regiões África e América foram representadas pelos embaixadores do Reino de Marrocos, Saadia El Alaoui (decana da região África) e a diplomata zambiana Lawrence Chama Chalungumana (vice-decana da região África).
Por sua vez, a região América foi representada pelo seu decano, embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Marlon José Peña Labrador. SC