Luanda - O ministro das telecomunicações e tecnologia de informação e comunicação social, Mário Oliveira, informou esta terça-feira, que está a trabalhar com a Huawei num projecto piloto que visa a implementação do desenvolvimento e transformação da economia digital dirigida às comunidades locais, sobretudo nas áreas mais recônditas do país.
Segundo o governante do MINTTICS, o pacote de soluções digitais incorpora infraestruturas digitais, energias renováveis e telefones digitais de baixa renda.
De acordo o governante, que falava durante um encontro entre o ministro da Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da China em Angola, Zhang Bin, no qual foi convidado, Mário Oliveira explicou que este pacote de soluções digitais visa estimular o mercado informal e a sua integração no mercado formal.
Disse que o objectivo é facilitar as transacções económicas das populações locais, principalmente das mais vulneráveis.
Durante o encontro, Mário Oliveira referiu-se também do crescimento do uso das redes sociais e dos desafios substanciais, especialmente no que toca ao aumento da malha das redes de banda larga e outras infra-estruturas de apoio à última milha, à redução da disparidade digital entre as áreas urbanas e rurais, e a promoção da alfabetização digital para todos os angolanos.
Sublinhou que, para mitigar os problemas, o Governo tem implementado vários projectos visando reduzir a info-exclusão digital, mediante o aproveitamento e uso das tecnologias mais modernas.
Através de programas inovadores e estratégicos, o sector está a trabalhar exaustivamente para garantir uma digitalização que beneficie a todos, independentemente da zona residencial e das condições socioeconómicas.
O encontro centrou-se nos vários projectos em curso da empresa Huawei em Angola, que vão desde a descoberta e formação de novos talentos, aceleração digital, bem como a implementação de soluções tecnológicas de impacto social em todo território nacional* de Angola.FMA/ART