Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, desloca-se, sexta-feira, à cidade do Lubango (Huíla), onde, no mesmo dia, vai presidir à sessão de abertura da IX Reunião de Ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Da agenda da reunião, sob o lema “Emergência Ambiental no Contexto Actual de Múltiplas Crises”, destaca-se a apresentação da proposta designada “Clima Património da Humanidade”, processo de concertação para o eventual reconhecimento legal junto da ONU.
Será ainda debatido, neste evento, o “Clima Estável” como um bem comum global e as intervenções por Estado-Membro sobre “Emergência Ambiental: Desafios e oportunidades”, entre outros pontos.
À margem da IX Reunião de Ministros do Ambiente da CPLP, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, vai efectuar visitas a empreendimentos sociais naquela província do Sul do país, com o intuito de inteirar-se do seu funcionamento.
Na tarde de sexta-feira, Esperança da Costa desloca-se ao município da Chibia, que dista a 40 quilómetros da sede provincial, onde, para além de manter um encontro de trabalho com as autoridades locais, vai visitar o Liceu nº 454, com 12 salas de aulas e quatro laboratórios (Biologia, Química, Física e de Informática), entre outras estruturas de suporte.
Na sequência, a Vice-Presidente da República visita também as obras da futura administração municipal da Chibia.
No sábado, a agenda de trabalho da Vice-Presidente da República reserva uma visita à Faculdade de Medicina, que completa 14 anos, onde, acompanhada do Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, e da Decana da Faculdade, Ana Gerardo, manterá um breve encontro de cortesia com a direcção da instituição do Ensino Superior.
No mesmo dia, acompanhada do Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu, Esperança da Costa visita o Hospital Central da Huíla, igualmente para inteirar-se do seu funcionamento, antes de regressar a Luanda, na tarde de sábado.
No quadro do acompanhamento privilegiado ao sector do ambiente, a Vice-Presidente da República tem reafirmado a posição de Angola sobre a necessidade de uma agenda comum, que privilegie a discussão permanente de questões capazes de tornar os Estados-Membros da CPLP mais resilientes e que reforce a cooperação entre os Estados para os desafios globais para o alcance da sustentabilidade.
A Vice-Presidente da República tem também mantido encontros com associações da sociedade civil e ONG que trabalham em prol da sustentabilidade ambiental. SC/ADR