Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, cumpriu esta terça-feira, em Nova Iorque, uma agenda de trabalho na sede da Organização das Nações Unidas, com destaque para o encontro com o presidente em exercício do Conselho de Segurança, Ahmed Attaf.
Segundo uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, os dois interlocutores abordaram questões relacionadas com a presidência da República da Argélia no Conselho de Segurança das Nações Unidas, durante o mês de Janeiro.
Debruçaram-se, também, sobre o Processo de Luanda e os preparativos da presidência de Angola na União Africana, a partir de Fevereiro próximo.
Além do debate sobre Contraterrorismo em África, realizado no mesmo dia, o programa de trabalho da presidência da Argélia no CS compreende temas como a situação no Médio Oriente, incluindo a questão palestiniana, Líbano, Sudão, Síria e Ucrânia.
Paz e Segurança
Numa outra reunião, o ministro Téte António encontrou-se com o embaixador Bankole Adeoye, comissário da União Africana (UA) para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança.
A margem do Debate Aberto do Conselho de Segurança da ONU, as partes falaram do "terrorismo e o extremismo" violento, que se vai propagando gradualmente por várias regiões do mundo.
O momento serviu, também, para abordar a "preparação do relatório" do Presidente da República, João Lourenço, enquanto Campeão da Paz e da Reconciliação em África, designado pelos seus pares na 16.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022.
O relatório será apresentado na próxima Cimeira de Chefes de Estado e Governo da UA agendada para 15 e 16 de Fevereiro de 2025, em Adis Abeba, Etiópia, na qual Angola assumirá a presidência da organização por um ano.
A ocasião também foi aproveitada para trocarem impressões sobre o Processo de Luanda no quadro do mandato dado pela UA ao Chefe de Estado angolano na Cimeira de Malabo como Mediador do diálogo entre a RDC e o Ruanda. VIC