Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, esta terça-feira, em Luanda, com o embaixador norte-americano em Angola, Tulinabo Mushingi, o incremento da cooperação bilateral e as reações ao encontro entre os presidentes Joe Biden e João Lourenço, realizado no passado dia 30 de Novembro, na Casa Branca, Washington DC.
Joe Biden e João Lourenço encontraram-se no quadro da celebração dos 30 anos de relações diplomáticas entre os dois Estados, que cooperam em vários domínios, como dos petróleos, da defesa e segurança e das energias renováveis.
Em três décadas, os dois Estados aprofundaram o intercâmbio, com visitas regulares de autoridades, empresários e outros actores, o que tem permitido partilhar experiências em vários domínios.
Actualmente, Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana, tendo o petróleo como um dos principais activos dessa parceria estratégica.
Na audiência, Téte António e Tulinabo Mushingi abordaram ainda os conflitos em África, particularmente a situação no leste da República Democrática do Congo (RDC), com foco na implementação dos Processos de Luanda e de Nairóbi, e a retirada gradual das Forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) naquele país.
Neste particular, o embaixador Tulinabo Mushingi disse que os Estados Unidos da América apreciam os esforços envidados pelo Presidente João Lourenço na busca de uma solução pacífica e duradoura do diferendo entre o Rwanda e a RDC.
Na ocasião, as duas entidades falaram também sobre as eleições na RDC, a ter lugar a 20 de Dezembro, bem como as questões humanitárias no Leste. FMA/VIC