Luanda - A Missão de Observação Eleitoral da CIRGL às eleições presidenciais na República do Congo, agendadas para este domingo (21), foi oficialmente lançada este sábado, em Brazzaville, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
Chefiada pelo antigo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto, a missão responde a um convite do Governo da República do Congo à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), para enviar uma Missão de Observação para acompanhar as eleições presidenciais.
Angola chefia a Missão na sua qualidade de presidente em exercício da CIRGL.
Assistiram à cerimónia o secretário Executivo da CIRGL, o embaixador angolano João Samuel Caholo, entre outros responsáveis.
A organização sub-regional foi criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança, após os conflitos políticos que marcaram a região em 1994.
Além de Angola e da República do Congo, são membros da CIRG o Burundi, a República Democrática do Congo, República Centro Africana, o Rwanda, o Sudão, o Sudão do Sul, a Tanzânia, o Uganda e a Zâmbia.