Luanda - Uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, foi entregue, esta sexta-feira, em Nova Iorque (EUA), ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.
Uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a que ANGOP teve hoje acesso, refere que a missiva do estadista angolano, cujo teor não foi revelado, foi entregue pelo ministro do sector, Téte António.
De acordo com a nota do MIREX, presume-se que a mensagem esteja relacionada com questões de paz e segurança internacionais, incluindo a situação na região dos Grandes Lagos, com foco na instabilidade no leste da República Democrática do Congo (RDC).
A situação no leste da RDC foi recentemente analisada, em Luanda, numa cimeira extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC), convocada pelo seu presidente em exercício, João Lourenço.
A ocasião serviu também para o ministro Téte António fazer um rescaldo sobre as decisões saídas da última Cimeira Extraordinária da SADC, realizada em Luanda, que abordou questões de segurança e humanitária que tem se deteriorado neste país, devido a retoma dos ataques e ocupação de parcelas do território pelo M23.
A missiva do Chefe de Estado angolano foi entregue ao Secretário-Geral da ONU na presença do embaixador Francisco da Cruz, representante permanente de Angola nas Nações Unidas. VC