Addis Abeba (Dos enviados especiais) - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, este domingo, em Addis Abeba, Etiópia, a agenda da presidência de Angola na OEACP com o presidente do Conselho de Ministros da organização, Alan Ganoo.
O encontro entre as duas individualidades, que decorreu à margem da 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, serviu, também, para analisar os objectivos estratégicos para os próximos três anos do mandato de Angola.
Os interculotores aproveitaram, igualmente, a oportunidade para questões ligadas ao processo do Acordo de Parceria entre a Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e a União Europeia (UE).
Angola pretende implementar uma estratégia assente numa nova parceria com a UE durante a sua presidência na OEACP no período de 2023-2025.
As prioridades de Angola incluem o reforço da capacidade institucional dos órgãos criados pelo Acordo de Georgestown Revisto, o desenvolvimento de iniciativas em áreas como mudanças climáticas, segurança alimentar, mobilização de recursos por via do investimento privado directo, cooperação sobre os oceanos, capacitação técnica e industrialização, entre outros. DC/VM