Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu na tarde desta terça-feira, em Luanda, as cartas credenciais do representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em Angola, Custódio Estevão Mucavele.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, enviada à ANGOP, com esta acreditação, Custódio Mucavele inicia as funções de representante máximo desta agência da ONU, criada em 1977 e sediada na cidade de Roma, Itália.
O FIDA tem como missão permitir que populações rurais pobres em países em desenvolvimento superem a pobreza, além de promover o desenvolvimento das áreas rurais dos povos do mundo, com ênfase no sector agrícola.
Desde 1978, este fundo já forneceu mais de 23,2 mil milhões de dólares em doações e empréstimos a juros baixos, para projectos que beneficiaram cerca de 518 milhões de pessoas.
O seu tratado constitutivo foi aprovado pela Conferência das Nações Unidas para a Criação de um Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, em 13 de Junho de 1976, realizada em Roma.
O tratado que institui o FIDA dispõe que o objectivo do Fundo é o de mobilizar recursos financeiros adicionais que sejam disponibilizados em termos concessionais para promover a agricultura nos estados membros em desenvolvimento. OHA