Luanda – Aspectos relacionados com a paz e segurança na região dos Grandes Lagos, sobretudo a instabilidade política no Leste da RDC, dominaram o encontro, esta quarta-feira, em Luanda, entre o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o enviado especial do Secretário-Geral da ONU, Huang Xia.
De acordo com uma nota chegada à ANGOP, durante o encontro as duas entidades conversaram também sobre o conflito no Sudão e no Sudão do Sul, o Roteiro de Paz de Luanda e a Declaração de Nairobi, além da recente reunião ministerial tripartida, que trouxe a Luanda delegações de alto nível da RDC e do Rwanda.
De igual modo, falaram sobre os encontros mantidos, em dias diferentes, entre o chefe de Estado angolano, João Lourenço, e os seus homólogos da RDC, Félix-Antoine Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, ocorridos igualmente na capital angolana.
Refere que os dois interlocutores analisaram, ao detalhe, todos os esforços diplomáticos que têm vindo a ser envidados, quer pelo Campeão da União Africana (UA) para Paz e Reconciliação em África e chefe de Estado angolano, quer pelos facilitadores para a Paz designados pela organização continental, quer ainda pelos mediadores internacionais.
A avaliação feita sobre a situação na Região dos Grandes Lagos, concretamente em relação ao conflito político RDC-Rwanda, continua a ser considerada de grande preocupação, que requer atenção especial e conjugação incessante de esforços de todos os actores da arena internacional intervenientes no processo, acrescenta o documento.MCN