Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

     Política              
  • Luanda • Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29
Ministro das Relações Exteriores, Téte António
Ministro das Relações Exteriores, Téte António
DR

Luanda – A paz e a segurança na Região dos Grandes Lagos estiveram no centro de um encontro que o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o enviado especial do secretário-geral da ONU, Huang Xia, mantiveram, sábado em Luanda.

Segundo um nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores,  a reunião deu ênfase à instabilidade política reinante no Leste da República Democrática do Congo (RDC).

Para os interlocutores, refere o documento,  a situação nesta região da RDC continua a ser considerada de grande preocupação e requer uma incessante atenção.

O ministro angolano e o enviado especial conversaram também sobre a declaração de Nairobi e todos os esforços diplomáticos que têm vindo a ser envidados, quer pelo Presidente João Lourenço, enquanto “Campeão da União Africana para Paz e Reconciliação em África”, quer pelos demais facilitadores para a paz designados pela União Africana.

Segundo as partes, a actual situação de paz, segurança e os conflitos regionais são considerados aspectos que precisam de uma resposta conjunta, adaptada e capaz de trazer soluções pacíficas.

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos desempenha um papel central na promoção da paz, da segurança e do desenvolvimento sustentável, marcado por conflitos armados, instabilidade política e crises humanitárias.

As suas responsabilidades incluem a facilitação do diálogo regional e a promoção do diálogo e da cooperação entre os Estados-membros da região, assim como apoiar a implementação de acordos de paz e iniciativas regionais.

Tem igualmente a incumbência de trabalhar com os governos e organizações regionais, incluindo a União Africana e a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos - CIRGL) e parceiros internacionais para prevenir a escalada de tensões, além de identificar e abordar causas estruturais de conflitos, como disputas territoriais, gestão de recursos naturais e movimentos de grupos armados. OHA





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Euro-deputados votam acordo de pescas a navios portugueses

 Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 09h16

Angola regista 104 novos casos de cólera

 Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 04h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+