Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, foi recebido, esta quinta-feira, na cidade brasileira de Brasília, pelo Vice-Presidente da República Federativa do Brasil, Geraldo Alckmin, com quem abordou aspectos ligados à cooperação bilateral.
O governante angolano apresentou cumprimentos do Presidente da República, João Lourenço, e detalhou informações relacionadas com a VII Comissão Mista Angola-Brasil, que terminou na última quarta-feira, em Brasília, no quadro do acordo de cooperação económica, científica e técnica entre os dois países.
Segundo uma nota de imprensa enviada à ANGOP, o ministro Téte António falou dos acordos assinados durante a comissão mista e da necessidade de mudança do paradigma que, nas relações entre os dois países, prevaleceu até ao passado recente.
O governante angolano encorajou o financiamento de projectos públicos estruturantes, o que representaria o início de uma nova era de cooperação económica e financeira entre Angola e o Brasil.
Téte António apelou ao Vice-Presidente do Brasil para apoiar o bom andamento do processo negocial, para o estabelecimento de um novo memorando de entendimento Brasil-Angola (MEBA) na área financeira.
Segundo o ministro, a abertura de novas linhas de crédito vai proporcionar o desenvolvimento de áreas como a agro-indústria, infra-estruturas e saúde.
Participaram da audiência, os secretários de Estado do Interior, José Paulino Cunha da Silva, da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Emílio Vumpa de André Londa, o embaixador cessante de Angola no Brasil, Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, e o director para América do Ministério das Relações Exteriores, Felisberto dos Prazeres Martins.
Médico de profissão e ex-governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin é Vice-Presidente do Brasil desde 1 de Janeiro último. OHA/ADR