Dundo - O ministro da Cultura, Filipe Zau, rendeu esta terça-feira, homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao depositar uma coroa de flores no monumento em sua memória, na cidade do Dundo, Lunda-Norte.
O acto inseriu-se nas festividades do 102º aniversário do fundador da Nação, que hoje se assinala, sob lema " com os Ideias de Neto, Construamos uma Economia Forte e Dinâmica”, cujo acto central acontece na cidade do Dundo, capital da província da Lunda-Norte.
Renderam igualmente homenagem, secretários de Estados dos ministérios da Saúde, da Administração do Território, da Educação , a governadora local, Filomena Miza, oficiais dos órgãos de defesa e segurança, políticos, entidades, religiosos, representantes das organizações não governamentais, entre outras figuras.
O acto central do dia do Herói Nacional será presidido pelo Ministro da Cultura, Filipe Silvino de Pina Zau, em representação do Presidente da República, João Manuel Lourenço.
A celebração do 17 de Setembro, que decorre em todo país e nas embaixadas de Angola , tem como objectivo enaltecer a figura do primeiro Presidente de Angola e reverenciar a sua contribuição na liberdade de Angola e de África.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 - há 102 anos - na aldeia de Caxicane, município de Icolo e Bengo, província de Luanda. Morreu, por doença, em Moscovo, a 10 de Setembro de 1979.
Assumiu a direcção do MPLA do qual já era presidente honorário desde 1960, e proclamou a Independência Nacional a 11 de Novembro de 1975, tornando-se, por conseguinte, no mais alto mandatário da nação.HD