Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou, esta quarta-feira, as qualidades do nacionalista França Van-Dúnem, enquanto diplomata.
Numa mensagem enviada à ANGOP, o ministro escreve que foi com profunda dor e consternação que o colectivo de funcionários do Ministério das Relações Exteriores tomou conhecimento do falecimento de França Van-Dúnem, ocorrido hoje, em Lisboa, Portugal, aos 89 anos de idade, por doença.
Na nota, Téte António lembra o malagrodo como diplomata de carreira, tendo desempenhado as funções de vice-ministro das Relações Exteriores e de embaixador de Angola em Portugal e Bélgica.
Na arena internacional, França Van-Dúnem alto funcionário da então Organização da Unidade Africana (OUA), actualmente União Africana, e, durante muito tempo, responsável pela sua administração em Addis Abeba, Etiópia.
Foi igualmente o 1° vice-presidente do Parlamento Pan-africano.
"Nesta hora de dor e luto, endereço, em nome da direcção do Ministério das Relações Exteriores de todos os diplomatas e demais funcionários, as mais sentidas condolências, extensivas à família do malogrado diplomata, exprimindo toda a nossa solidariedade e respeito", refe a mensagem. ART