Huambo - O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, instou, esta sexta-feira, no Huambo, os jovens a contribuírem mais para a melhoria das condições de vida da população e a participar no desenvolvimento social e económico do país.
O governante discursava na abertura do I workshop nacional de Jovem Líderes na Governação Local, que decorre na cidade do Huambo, sob o lema ”Transformando comunidades com liderança jovem e comprometida”.
Na ocasião, Dionísio da Fonseca disse que, nos dias de hoje, espera-se da juventude o espírito de motivação, abnegação e mais entrega, pois, a esta franja social, é exigido o esforço necessário, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com foco no desenvolvimento de Angola.
Sublinhou que o jovem líder na governação local deve combater o comodismo e o conformismo, superar aflições e continuar a marcha, com força interior, sempre que tropeçar, sobretudo, neste momento de crise económica e financeira global que se vive.
Pediu maior transparência e capacidade de gestão na resolução dos conflitos institucionais, sociais e económicos aos jovens que ocupam cargos públicos em diversos sectores, para se evitar as acções efêmeras na sociedade.
Por isso, disse ser fundamental promover a transferência contínua de conhecimento e experiência governativa, através do projecto “Líderes de Excelência na Administração Local”, no qual se pretende promover a transmissão de melhores e diferentes aspectos do processo de governação local
Indicou que o I workshop nacional dos Jovens Líderes na Governação Local surge num momento crucial do país, em que se exige mais dinamismo dos líderes, para o bom desempenho no desenvolvimento sustentável a nível das comunidades.
O ministro defendeu a implementação de sistema de promoção da integridade, boa governação e da transparência a nível dos órgãos locais, no qual este projecto e o prémio de melhor município de Angola são peças integrantes.
O workshop, que está a ser presidido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, conta com a participação do secretário do PR para o sector Produtivo, Isaac dos Anjos, alguns governadores provinciais, administradores municipais e individualidades do Executivo angolano.
Com palco no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR-Huambo), conta com três painéis, nomeadamente a “Partilha de experiências com antigos governadores provinciais e administradores municipais”, “ Experiência e vivências dos jovens líderes na governação local e a “Governação de proximidade”. ZZN/JSV/ALH