Luanda - O novo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, prometeu, esta sexta-feira, trabalhar com afinco para assegurar a entrega dos cartões de gasolina para subvenção do actual preço, cotado em 300 kwanzas.
Falando à imprensa, após o seu empossamento no cargo, o governante assegurou que vai trabalhar com o sistema financeiro para que os referidos cartões possam ser entregues aos taxistas e moto-taxistas licenciados oficialmente.
“Tudo faremos para que o benefício que foi definido possa efectivamente chegar aos cidadãos, e não pesar em demasia os custos para toda economia nacional”, declarou o ministro de Estado.
Disse que para levar a “bom porto” as reformas económicas em curso no país vai precisar do apoio de toda a comunidade empresarial, dos demais agentes económicos e cidadãos.
“Só nesta perspectiva seremos capazes, em conjunto, de superarmos os grandes desafios que se colocam à nossa economia”, expressou.
José Massano disse que do lado do governo existe um conjunto de responsabilidades para assegurar que as metas de inflação possam ser atingidas.
“Temos o banco central com a responsabilidade primária. Mas há ainda um conjunto de deficiências também de natureza estrutural que são da competência do Governo” sublinhou.
Afirmou que o Executivo vai agir com eficácia, perante os recursos limitados, para assegurar que a estabilidade de preços seja uma realidade e com isso criar condição para preservar rendimentos e proteger a qualidade de vida dos cidadãos.
José de Lima Massano tomou posse no cargo, hoje sexta-feira, em cerimónia presidida pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço.
Perfil
Antes desta nomeação, ocorrida quinta-feira (8), o novo ministro de Estado para a Coordenação Económica ocupava o cargo de Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), desde 7 de Dezembro de 2022.
Entretanto, José de Lima Massano tinha já sido governador do Banco Nacional de Angola (BNA) entre Outubro de 2010 e Janeiro de 2015.
De igual modo, foi ainda, no período de 2006 a 2010, presidente da comissão executiva do Banco Africano de Investimentos (BAI).
Tem um mestrado em gestão e auditoria pela City University de Londres e uma licenciatura em economia pela Universidade de Salford, de Manchester, Inglaterra. AFL/SC/ADR