Luanda - Os oficiais generais e almirantes das Forças Armadas Angolanas foram, terça-feira, exortados pelo ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, a cumprirem as suas missões com dedicação e empenho.
O governante fez esse pedido quando discursava na cerimónia de imposição de patentes, promoção e tomada de posse dos oficiais generais e almirantes das Forças Armadas Angolanas, recentemente nomeados pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das (FAA), João Lourenço.
Afirmou que os empossados devem ter um olhar atento aos principais instrumentos das suas actividades e na prossecução do processo de modernização e redimensionamento das FAA, de maneira a garantirem a segurança militar diante de potenciais ameaças e riscos.
"Os recém-nomeados para o exercício de cargos de direcção, comando e chefia de unidades e estabelecimentos dos órgãos das FAA devem trazer uma nova dinâmica, fazendo todo o esforço para elevar os padrões de qualidade e eficiência, de transparência, de diplomacia e gestão dos bens expostos pelo Estado angolano", recomendou.
João Ernesto dos Santos considerou o acto desta terça-feira de "extrema importância para todos os profissionais militares”, pois tem o significado de identificar a instituição castrense na avaliação das qualidades pessoais dos generais e almirantes, dedicação e empenho ao serviço da Pátria.
Durante a sua intervenção, defendeu a observância do princípio segundo o qual o militar deve prestar serviço no lugar em que o Comando Superior lhe destacar, com compromentimento, mais afinco, distinção, elevado patriotismo e interesse nacional acima dos interesses pessoais.
No âmbito do regular processo de renovação de quadros e de mandato nas Forças Armadas Angolanas (FAA), foram promovidos 17 oficiais generais e almirantes e empossados 54 outros.
SL/MDS