Cazenga - O ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, reiterou, este sábado, no Cazenga (Luanda), o apelo à camada juvenil para a contínua tarefa da preservação da paz, seguindo os ideiais e bravura dos heróis do 4 de Fevereiro em 1961, que com sacrifício conquistaram este bem precioso.
Segundo o governante, os efeitos desta data, mesmo depois de ter passado 62 anos, continuam a brotar frutos e exemplos em África, daí ser importante para a nação, sobretudo para os jovens tirarem proveito de exemplos que se resumem no actual desenvolvimento do país.
Eugénio Laborinho falava durante o acto provincial, marcado com a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Heróis do 4 de Fevereiro, no município do Cazenga, em homenagem aos heróis tombados na luta de libertação nacional, que hoje se assinala.
A juventude angolana, precisou, é chamada a primar pelo exemplo da bravura dos heróis do 4 de Fevereiro, porquanto, apesar das dificuldades por que passam, tudo está a ser feito para que tenha emprego e dignidade.
Argumentou que o país está a desenvolver-se num “passo acelerado, dinâmico e sustentável”, fruto do exercício que o Titular do Poder Executivo faz não só no combate à corrupção, mas também da procura da paz na região.
Conforme o ministro, a paz fez derramar muito sangue e foi duramente conquistada, daí o sacrifício de ser preservada para se criar desenvolvimento.
Já o sobrevivente do 4 de Fevereiro, Amadeu Francisco Martins "Calunga", também tenente-general na reserva, considerou que a data abriu caminho para a luta de libertação nacional e derrube do colonialismo português, com o ataque à cadeia de São Paulo, em Luanda.
Participaram do acto, o ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, o governador de Luanda, Manuel Homem, altas patentes das Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia Nacional (PN), sobreviventes do 4 de Fevereiro, entre outras individualidades.
Durante a actividade, foi visitada uma exposição fotográfica que retrata a acção dos heróis, bem como apresentados poemas e canções relacionadas com a data.