Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro do Interior quer plano para assegurar eleições de 2022

     Política              
  • Luanda • Terça, 16 Novembro de 2021 | 15h38
Ministro do Interior, Eugénio Laborinho (arquivo)
Ministro do Interior, Eugénio Laborinho (arquivo)
Nelson Malamba

Luanda – O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, recomendou esta terça-feira a adoptação de um plano estratégico de prevenção e gestão de riscos, para que as eleições gerais previstas para 2022 decorram num clima de paz, segurança e tranquilidade.

Eugénio Laborinho discursava na cerimónia de abertura do Conselho Superior da Polícia Nacional (PN), que durante dois dias vai debater questões como a alteração do estatuto orgânico da PN e o projecto de lei da actividade privada de segurança.

Exortou a uma reflexão sobre o uso inadequado das redes sociais, consubstanciado na partilha de textos, imagens, vídeos e áudios falsos ou manipulados que atentem contra a imagem e o bom nome das instituições e dos cidadãos.

Apelou para o controlo do processo de troca de armas de guerra das empresas privadas de segurança, para evitar que sejam utilizadas para o cometimento de crimes.

O governante manifestou-se satisfeito com a proposta de criação da unidade da PN responsável pela protecção da fauna, flora, natureza e turismo, alinhada à estratégia de conservação do meio ambiente e da biodiversidade, gizada pelo Presidente da República.

Na ocasião, o ministro do Interior recomendou o aprimoramento do diálogo com as comunidades, no quadro da prevenção e do combate à criminalidade, com a criação de programas de segurança dirigidos à juventude, ao comércio seguro e turismo.

Lembrou que a PN tem vindo a ser reforçada com efectivos desmobilizados das forças armadas, sublinhando que dentro dessa está a ser prestada atenção à progressão de carreira dos efectivos com mais de dez anos no posto.

O Instituto Superior Osvaldo Serra Van-Dúnem formou mais de mil licenciado em Ciências Policiais e Criminais e prossegue com a melhoria das infra-estruturas de monitorização da segurança pública.

O ministro encorajou a PN a manter a firmeza, determinação, o espírito de unidade, a disciplina e o patriotismo nas acções de manutenção da ordem e tranquilidade públicas, que vem desenvolvendo com zelo, dedicação e sacrifício, apesar das dificuldades.

Na ocasião, o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe, Paulo de Almeida, afirmou que o século XXI, do desenvolvimento técnico, científico, das reformas, crises climáticas e pandemias, obriga que a instituição esteja servida com meios para combater a criminalidade dos novos tempos.

A criminalidade não está alheia à dinâmica do desenvolvimento positivo ou negativo das sociedades, por isso o seu combate deve estar adequado às formas e aos métodos como ocorre, adiantou.

Disse que há nove anos que a Polícia vem tendo dificuldade para implementar o seu programa de modernização e desenvolvimento, tendo apontado como causas dificuldades económica e financeira que o país enfrenta.

Considerou essencial avançar para descentralização e a desconcentração de competências e atribuições na Polícia Nacional para permitir maior rigor no planeamento, controlo e gestão dos seus recursos humanos, técnicos e materiais, promovendo o desenvolvimento rápido e adequado da corporação.

Para o comandante-geral da Polícia Nacional, a segurança na actualidade deve ser prioridade, por constituir um dos factores fundamentais do desenvolvimento, da estabilidade e da paz.

O Conselho Superior da Polícia que encerra na quarta-feira vai se debruçar também, entre outros, sobre o projecto de modernização e expansão para o desenvolvimento tecnológico da Polícia Nacional e a proposta de criação da unidade de produção agropecuária da polícia bem como o projecto de regulamento das brigadas de protecção a natureza, ambiente e turismo.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+