Luanda – O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, felicitou esta quinta-feira a Força Aérea Nacional (FAN), que hoje celebra 45 anos, desde a sua criação a 21 de Janeiro de 1976.
Em mensagem de felicitações, Eugénio Laborinho sublinha a “destreza, sapiência e resiliência” da FAN no “enfrentarmento das árduas missões que dia-a-dia lhes caracteriza”.
“São notórios os resultados positivos alcançados por este ramo das FAA ao longo destes anos, fruto da bravura e elevado sentido de dever pátrio, por parte dos seus efectivos”, lê-se do documento.
O ministro do Interior destaca, também, os feitos da FAN nas diversas fases que o país atravessou, particularmente, o conflito interno que viveu durante décadas e que culminou com a conquista, consolidação da paz e estabilidade nacional.
Eugénio Laborinho reconheceu, na mensagem de felicitações, o esforço e a dedicação imprimida pela Direcção da FAN que “tem guiado os efectivos no pleno alcance do bem-estar e paz social”.
A FAN é o ramo aéreo das Forças Armadas Angolanas (FAA), criada como Força Aérea Popular de Angola/defesa Aérea e Antiaérea (FAPA/DAA).
Em 2007, a FAN mudou a sua designação oficial para Força Aérea Nacional.